Menu fechado

HISTÓRIA DA ACAM

Prestar assistência às pessoas com fibrose cística e suas famílias, essa é a principal missão da ACAM (Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico). Constituída no dia 25 de junho de 1991, contou com a contribuição de familiares, profissionais da saúde, pessoas com a doença e simpatizantes com a causa para garantir nesses mais de 30 anos suporte médico, farmácia de baixo custo e serviço de assistência social. Em 2021, mais de 250 pessoas tinham diagnóstico positivo para a fibrose cística em Santa Catarina.

A ACAM é uma entidade sem fins lucrativos e que depende, única e exclusivamente de doações para sua subsistência, além da realização de eventos beneficentes como bingos, almoços e jantares, pedágios solidários, festas e venda de rifas.

Nossa entidade tem uma trajetória de luta espelhada pelo que as famílias vivem em suas rotinas desgastantes que a fibrose cística impõe. Mas também há muita história de superação e apoio para compartilhar. Vimos tratamentos se modificarem e novas drogas serem introduzidas. Acreditamos em um futuro promissor com a chegada dos moduladores de CFTR e lutamos para que esses medicamentos de alto custo estejam ao alcance de todos no Brasil.